Blog

Conheça as 6 vantagens de ter um carro elétrico

5 min

Powerdot

6 vantagens de ter um carro elétrico

Autonomia reduzida, custo elevado e fragilidade da bateria? Tudo isto é coisa do passado! Felizmente, nos dias de hoje, são várias as vantagens de ter um carro elétrico quando comparado com os carros a combustão. A evolução tecnológica em relação a maior potência, a melhor eficiência das baterias e carregamentos, demonstra que a compra de um carro elétrico é a alternativa certa para quem procura uma experiência cómoda, segura e ecológica.

Os carros elétricos vieram para ficar e Portugal é prova disso. Sabia que a venda dos carros elétricos tem vindo a aumentar no país? De acordo com os dados estatísticos, divulgados pela Associação Automóvel de Portugal, a quota de mercado dos veículos 100% elétricos tem vindo a ultrapassar a quota de mercado dos veículos com motores a gasóleo.

A questão que surge é: porque deve comprar um carro elétrico? Embora a consciência ambiental possa ser a sua primeira razão, são inúmeras as vantagens. Redução de custos fiscais, redução da manutenção do veículo, prazer de condução são apenas algumas.

6 vantagens de ter um um carro elétrico

1. Menor custo de manutenção

Todos aqueles que possuem um carro movido a gasolina ou gasóleo sabem bem as dores de cabeça que as contas da oficina proporcionam. No caso dos carros elétricos, os custos de manutenção são menores, não só por terem menos peças, mas também por não possuirem um motor de combustão.

Não existe uma necessidade regular de mudança de óleo e os travões, os filtros de combustível, correias, velas de ignição, pneus não se desgatam tão facilmente. Relativamente às revisões, os carros elétricos apenas tem de fazer revisão a cada 50 mil quilómetros, ao contrário dos tradicionais que devem fazer a cada 10 mil.

2. Incentivos fiscais

Quem opta por conduzir um carro elétrico é recompensado com diversos benefícios fiscais. Em 2022, Portugal criou incentivos até 6.000 euros para a aquisição de um ligeiro de passageiros novo e 100% elétrico. Além de um apoio atribuído pelo Fundo Ambiental, para obter um carro elétrico, fica isento de pagar o Imposto Sobre Veículo (ISV) e o Imposto Único de Circulação (IUC).

As empresas também usufruem das vantagens de ter um carro elétrico, já que os carros elétricos estão isentos de tributação autónoma em sede de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) e o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) é dedutível. E claro não podíamos deixar de falar na clara poupança em combustível, que a analisar pelos valores atuais, é uma mais valia.

3. Redes de Carregamento

Felizmente, não ter uma estação para carregar o seu veículo elétrico deixou de ser problema. Pode viajar facilmente de Norte a Sul do país, pois existem cada vez mais  estações de carregamento de veículos elétricos distribuídas por Portugal. Várias estações apareceram em locais públicos e semipúblicos, o que permite ao condutor em apenas 20 a 30 minutos carregar o seu veículo enquanto realiza as tarefas do dia a dia.

4. Estacionamento facilitado e gratuito

Encontrar um lugar para estacionar o carro em grandes cidades é sempre um desafio. No entanto, para quem possui um carro elétrico, esta situação é mais fácil. Para além de existirem diferentes zonas de estacionamento em centros comerciais, supermercados e nas cidades destinadas apenas ao estacionamento exclusivo de elétricos, são várias as cidades que proporcionam isenção ou preço reduzido no estacionamento.

5. Uma experiência cómoda e silenciosa

Não existe experiência igual à condução de um carro elétrico. A ausência de um motor a combustão, permite que dentro do veículo não ouça o ruído e possa desfrutar da sua viagem com música ou com apenas o som exterior. Este silêncio contribui para a redução da poluição sonora, como também para uma nova experiência de condução. Inicie o arranque do seu carro sem ter de o ouvir e desfrute de uma experiência mais calma.

Um carro elétrico não dispõe de caixa de velocidades, o que significa uma condução sem necessidade de embraiagem, mais suave e com maior poder de aceleração. A travagem também é mais leve comparado com os carros movidos a combustível. Basta levantar o pé do acelerador que o carro começa a travar.

6. Amigo ecológico

Uma das principais vantagens de ter um carro elétrico e razão pela qual as pessoas passaram a ser amantes destes carros inovadores é a pegada ecológica. Com emissões nulas de CO2 para a atmosfera, os carros elétricos são amigos do ambiente e reduzem as implicações na saúde das pessoas provocadas pelos gases distribuídos pelos carros tradicionais. Para se ter uma ideia, em 2020, por obrigação da pandemia,  a redução da circulação de carros teve influência direta na melhoria da qualidade do ar e da água.

A produção do carro elétrico possui cerca de menos 1000 peças do que um carro a combustão, o que combate novamente o desperdício e os recursos utilizados para a produção das peças. Apesar das baterias necessitarem de muita energia para a sua produção, os fabricantes utilizam a energia solar.

O carregamento dos veículos elétricos contribui também para o não desperdício de energia, enquanto que os veículos dependentes de combustíveis fósseis como o petróleo, implicam vários efeitos negativos no ambiente.

Se é um viajante nato e gosta de explorar vários destinos com o seu carro, então esta pode ser uma das principais vantagens de ter um carro elétrico. A preocupação da Europa com as emissões nulas de CO2 tem vindo a aumentar, e como tal são já vários os países em que a condução de veículos a combustão é restrita. Com um carro 100% elétrico poderá movimentar-se sem restrições.

Se possui um estacionamento comercial, porque não proporciona uma experiência mais cómoda e acessível aos seus clientes? Cative-os com uma visita duradoura enquanto carregam os seus carros elétricos. Fale connosco e os minutos de visita dos seus clientes passarão a horas!

Fique a par de todas as
novidades Powerdot:

Powerdot assegura €100 Milhões em novo investimento para acelerar a Mobilidade Sustentável na Europa

Top 6 carros elétricos do futuro: os modelos mais esperados

Carros elétricos: um futuro promissor e sustentável em Portugal

Carros elétricos: um futuro promissor e sustentável em Portugal

The role of EV chargers in the future of the retail experience

O papel das estações de carregamento de veículos elétricos no futuro da experiência do comércio

Quanto tempo demora a carregar um carro elétrico?