Blog

Quanto tempo demora a carregar um carro elétrico?

4 min

Powerdot

Não há dúvida de que os carros elétricos começam a ganhar expressão em Portugal. Sobretudo, numa altura em que os combustíveis fósseis têm vindo a aumentar os preços no país. A frota destes veículos aumenta, mas as dúvidas e desconfiança também. E é neste contexto que surge a pergunta: Quanto tempo demora a carregar um carro elétrico? Neste artigo, vamos analisar quais os fatores que afetam o tempo de carregamento de veículo elétrico, os tamanhos e capacidades da bateria e os tipos de carregadores que existem.

 

Que fatores afetam a duração do carregamento de um carro elétrico? 

É extremamente aliciante ouvir alguém dizer que em cerca de de meia hora carrega 80% da bateria do seu carro elétrico, no entanto a velocidade de carregamento depende de um conjunto de fatores: 

Capacidade e estado de carga da bateria 

A bateria do seu veículo elétrico determina quanta energia pode ser acumulada e consequentemente a potência a que o carro elétrico pode ser carregado. Caso a bateria do seu carro se encontre abaixo dos 20% ou acima dos 80%, a velocidade de carregamento será mais lenta.  

A capacidade da bateria influencia o tempo de carregamento, o que significa que quanto maior for a capacidade em kWh da bateria, mais tempo demora a carregar. Quando falamos em estado de carga, falamos do nível de carga de uma bateria em relação à sua capacidade, ou seja, o quāo cheia está a bateria do seu carro elétrico. Em geral, o estado de carga ideal para obter um carregamento rápido, situa-se entre os 20% e 80%. Por isso, evite descarregar a sua bateria abaixo dos 20%, uma vez que irá afetar a sua longevidade.

 

Potência do posto de carregamento 

Os postos de carregamento de um veículo elétrico estão por todo o lado, nas estradas, em parques de estacionamento, centros comerciais, etc. Neste sentido, o carregamento no destino é um fator de mudança, uma vez que oferece uma opção de carregamento mais cómoda e económica. No entanto, todos os postos de carregamento apresentam diferentes potências. 

 

Existem três tipos diferentes de carregadores: 

Posto de carregamento normal (PCN)

Os postos de carregamento normal dispõem de uma potência igual ou inferior a 22 kWh. Apesar de serem mais baratos e fáceis de encontrar, o tempo de carregamento total pode alcançar as 8 horas, tudo depende da capacidade da bateria do veículo. 

Posto de carregamento rápido (PCR) 

Estes postos de carregamento transferem uma potência superior a 22 kWh e poderá carregar 100 km no seu carro elétrico em apenas 45 minutos. No entanto, damos-lhe um conselho: não abuse deste carregamento rápido, uma vez que pode sobrecarregar a bateria do seu carro elétrico a longo prazo. O custo é mais elevado do que o PCN. 

Posto de carregamento ultrarrápido (PCUR) 

Com uma potência superior aos restantes, de 120 kWh a 160 kWh, o posto de carregamento ultrarrápido permite-lhe carregar 100 km em apenas cinco minutos, consoante as características do veículo. E sāo cada vez mais fáceis de encontrar, prova disso foi o ano 2022 em Portugal, no qual os postos de carregamento rápidos e ultrarrápidos cresceram em 134%. 

Posto de carregamento doméstico (Wallboxes)

Caso pretenda carregar o seu veículo elétrico em casa, a melhor solução técnica é a instalação de uma wallbox. As tradicionais tomadas de casa nāo sāo seguras para carregar o seu automóvel, contudo caso viva num apartamento deverá cumprir determinados requisitos. Mas isto não é uma desculpa para não obter um carro elétrico, aliás o governo português ajuda-o

 

Temperatura da bateria e do ambiente 

Com as grandes viagens, a bateria do seu carro elétrico aquece e isso poderá atrasar a duração do carregamento. Contudo, atualmente os veículos elétricos mais recentes possuem já um sistema de arrefecimento que garante que a bateria do seu carro se mantenha na temperatura ideal para o carregamento. 

Outro fator importante são as condições climáticas exteriores, em que a velocidade de carregamento pode variar consoante temperaturas demasiado altas ou baixas. As baterias funcionam melhor e são mais rápidas a carregar em ambientes com uma temperatura elevada, entre os 20 e os 30 graus Celsius. 

Quando iniciamos uma viagem, a bateria ainda está fria, por isso pense na dificuldade que é para a bateria aquecer em tempos de inverno. Para que ela possa carregar corretamente temos de esperar que aqueça, por isso mantermos o carro elétrico num local cujas temperaturas não sejam muito baixas pode ser uma boa solução de pré-aquecimento. Como referido anteriormente, existem já marcas, como a Tesla que asseguram que a bateria possui a temperatura ideal antes do carregamento. 

 

Em suma, depois de analisar estes pontos, consegue perceber que não podemos afirmar seguramente quanto tempo demora a carregar um carro elétrico. Existem várias variáveis que alteram este tempo de carregamento. No entanto, nenhuma delas é suficiente para desistir da ideia de adquirir um carro elétrico, pelo contrário, os custos são inferiores, a facilidade com que consegue carregar o seu carro é cada vez maior, são inúmeras as vantagens.  Programar a sua viagem longa nunca foi tāo fácil! Faça paragens nos locais que mais gosta, na praia, no shopping ou num café enquanto o seu carro elétrico carrega num posto de carregamento elétrico. 

Compreenda quais as necessidades do seu carro elétrico e os carregadores a serem utilizados e desfrute de uma viagem de conforto enquanto contribui para um mundo mais sustentável. 

Fique a par de todas as
novidades Powerdot:

Powerdot assegura €100 Milhões em novo investimento para acelerar a Mobilidade Sustentável na Europa

Top 6 carros elétricos do futuro: os modelos mais esperados

Carros elétricos: um futuro promissor e sustentável em Portugal

Carros elétricos: um futuro promissor e sustentável em Portugal

The role of EV chargers in the future of the retail experience

O papel das estações de carregamento de veículos elétricos no futuro da experiência do comércio

Quanto tempo demora a carregar um carro elétrico?