FAQ

Perguntas Frequentes

SOBRE NÓS

A Powerdot foi fundada em 2018, com o objetivo de acelerar a mobilidade sustentável ao investir, instalar e operar soluções de carregamento para veículos elétricos em espaços de retalho. Com o recente investimento de 150€ milhões da Antin Infrastructure Partners a Powerdot tem neste momento mais de 6000 pontos de carregamento em 6 países (Portugal, Espanha, França, Polónia, Bélgica e Luxemburgo), e continua a expandir rapidamente.

Atualmente estamos focados em colocar pontos de carregamento em locais como supermercados, shoppings, restaurantes, hotéis e outras zonas de elevado tráfego. A Powerdot não instala carregadores domésticos.

Com mais de 1200 parceiros em Portugal, Espanha, França e Polónia, a Powerdot orgulha-se de trabalhar com marcas como a CBRE, Eleclerc, Galp, Accor, Cora, Intermarché, Eurocash, Ibis, Carrefour, entre muitas outras.

Na Powerdot acreditamos que carregar o seu carro deve ser tão fácil como carregar seu smartphone. E para que isso aconteça, os carregadores têm que estar disponíveis onde as pessoas naturalmente passam o seu tempo. Acreditamos firmemente que “destination charging” é o futuro: as várias localizações e respetivos serviços é que atraem os utilizadores, não os carregadores em si.

O objetivo do modelo “destination charging” é integrar, o melhor possível, a experiência de carregamento nos locais onde os utilizadores estão. Dito isto, pode encontrar os nossos postos de carregamento em várias áreas de elevado tráfego, incluindo supermercados, shoppings, restaurantes, hotéis e outros destinos comuns.

Se quiser encontrar um posto de carregamento Powerdot, aceda às aplicações das operadoras de mobilidade como a Miio, Chargemap, PlugShare e Electromaps, ou aplicações de navegação como Google Maps ou Waze.

Se precisar de ajuda da nossa equipa de suporte, entre em contacto conosco através de um dos e-mails abaixo, tendo em conta o seu idioma de preferência:

Inglês – support@powerdot.eu
Português – ajuda@powerdot.pt
Espanhol – support@powerdot.es
Francês – hello@powerdot.fr
Polaco – kontakt@powerdot.pl

Para colaborações na imprensa, entre em contacto com a nossa equipa de relações públicas através dos seguintes e-mails:

Portugal – catia.gil@corpcom.pt
Espanha – powerdot.press@3aw.com
França – agathe@powerdot.fr
Polónia – katarzyna.siwek@powerdot.pl

PARA PARCEIROS

Instalar carregadores da Powerdot no parque do seu estabelecimento oferece vários benefícios como atração de mais clientes, aumentar a fidelização e o tempo de permanência no local, e pode associar o seu negócio a uma imagem de sustentabilidade, para além de beneficiar de uma receita adicional proveniente dos postos de carregamento. Além disso, os mesmos farão parte da rede pública nacional, tornando-os visíveis para os utilizadores de VE nas aplicações de mobilidade elétrica. À medida que as vendas de carros elétricos continuam a aumentar, o “destination charging” está-se tornar parte da experiência de retalho, proporcionando uma vantagem competitiva ao seu negócio.

Caso tenha interesse em fazer uma parceria com a Powerdot para a instalção de postos de carregamento no seu parque preencha “este” formulário. Posteriormente a nossa equipa irá analisar a sua localização e determinar se é adequada para a instalação de um posto de carregamento. Se a sua localização for de encontro aos nossos critérios, trabalharemos em conjunto para determinar a melhor solução de carregamento para o seu negócio.

Assim que assinar o contrato, a Powerdot inicia a fase de instalação. Tratamos de todos os requisitos necessários, desde a obra, todo o licenciamento necessário e vistorias e pedido de ligação à rede elétrica. Quando a instalação estiver concluída, a Powerdot opera e é responsável pela manutenção dos postos, de forma a garantir que os mesmos funcionam corretamente e que recebe os valores de partilha de receita atempadamente.

Em primeiro lugar, solicite a instalação de um ponto de carregamento de VE preenchendo “este” formulário. Responderemos em menos de 48 horas e agendaremos uma visita técnica ao seu parque para avaliar as necessidades do local e dar recomendações.

A nossa equipa irá escolher o modelo de carregador apropriado, determinar o número de pontos de carregamento necessários e fornecer informações sobre preços, processo de instalação e quaisquer outras etapas necessárias. A equipa de especialistas da Powerdot trabalhará em conjunto consigo para garantir um processo de instalação fluído e de bem-sucedido, adaptado às necessidades do seu negócio. Além de ser 100% responsável pela instalação dos pontos de carregamento, adaptamos sempre esse processo aos horários de funcionamento e horários de pico do seu negócio para não interferir com a experiência dos seus clientes.

Após a instalação, garantimos o correto funcionamento dos pontos de carregamento, e responsabilizamo-nos por quaisquer custos de manutenção que possam surgir. Partilhamos consigo a receita dos pontos de carregamento do seu parque, contribuindo para rentabilização do mesmo.

Há vários fatores a ter em consideração para determinar o melhor local para instalar um posto de carregamento Powerdot no seu parque de estacionamento:

Acessibilidade: Escolher um local de fácil acesso para os utilizadores de veículos elétricos (UVE) estacionarem seus veículos e acederem ao posto de carregamento. Considerar fatores como a distância da entrada/saída do seu estacionamento, visibilidade e facilidade de manobrar.

Segurança: Certificar que o local escolhido é bem iluminado, livre de obstáculos e um ambiente seguro para os UVE estacionarem e carregarem os seus veículos.

Infraestrutura Elétrica: Verificar se o local escolhido possui infraestrutura elétrica adequada para suportar a instalação do posto de carregamento.

Conveniência: Selecionar um local que seja conveniente tanto para os UVE, como para as operações do seu estabelecimento. Considerar colocar o posto de carregamento perto de áreas de elevado tráfego, como a entrada do seu estabelecimento.

Expansão futura: Considerar o potencial da infraestrutura para uma futura expansão do posto de carregamento de VE nas suas instalações comerciais e planear espaço adequado para postos de carregamento adicionais à medida que a procura por carregadores de VE cresce.

A equipa de especialistas da Powerdot fornece orientação e recomendações sobre o melhor local para o parque do seu estabelecimento em específico, tendo em consideração estes fatores e quaisquer outras considerações específicas do local para garantir uma instalação bem-sucedida do posto de carregamento.

O cronograma para a implementação de um posto de carregamento Powerdot no seu estabelecimento pode variar dependendo de vários fatores, incluindo a complexidade da instalação, disponibilidade de infraestrutura elétrica e requisitos necessários. Mas não se preocupe, a equipa de instalação da Powerdot será responsável por todo o trabalho e garante um processo de implementação fluído e em tempo útil, alinhando o cronograma consigo e com base nos requisitos do seu projeto.

Zero. A Powerdot investe 100% do custo de instalação do posto de carregamento para VE no seu parque.

As obras necessárias para a instalação dos postos de carregamento Powerdot serão realizadas por empresas altamente qualificadas em cada país. A Powerdot supervisionará o processo de instalação e garante que os carregadores são instalados de acordo com as especificações e regulamentos exigidos.

A equipa de instalação encarregar-se-á dos trabalhos elétricos necessários, incluindo cablagem, ligação à rede elétrica e qualquer outro trabalho rodoviário necessário para a instalação dos postos de carregamento.

A faturação dos seus postos de carregamento pode ser consultada através do seu acesso à plataforma PowerdotTV. Nesta pode monitorizar a utilização e a receita gerada por cada posto em tempo real. No seu contrato será acordada a periodicidade com que será feita a partilha de receita: mensal, trimestral ou semestral.

A potência necessária para instalar postos de carregamento Powerdot no seu parque de estabelecimento dependerá do número de lugares e da sua capacidade de carregamento. Oferecemos carregadores com diferentes capacidades de carregamento, de 22 kW, 50 kW e 150 kW. A potência necessária varia de acordo com a solução implementada, bem como outros fatores, como a infraestrutura elétrica existente, regulamentações locais e todas as cargas que são atualmente alimentadas.

A Powerdot avalia os requisitos específicos para a instalação do seu posto de carregamento e garante que a sua infraestrutura elétrica é capaz de fornecer a potência necessária para alimentar os postos de carregamento com segurança e eficiência.

Para saber se o carregador está a funcionar, deve confirmar se há sinais de ligação (como ecrã ligado), se carrega um veículo devidamente ou se há qualquer mensagem de erro no ecrã. Se não tiver a certeza que o carregador está a funcionar corretamente, contacte a nossa linha de suporte.

Após restabelecer a eletricidade, o carregador será reiniciado e passará por processos de teste. Se estes procedimentos forem concluídos com sucesso, o carregador retornará automaticamente ao modo pronto para a carregar. No entanto, se um veículo estava a meio do carregamento quando ocorreu a queda de energia, o utilizador poderá ter que reiniciar o processo de carregamento.

Se o posto de carregamento não ligar ou o ecrã se mantiver desligado, geralmente é devido a um disjuntor desarmado ou desligado que alimenta a unidade. Recomendamos que verifique o estado do disjuntor. Caso o disjuntor esteja ligado e o posto de carregamento ainda não funcione, entre em contato com o suporte Powerdot para obter assistência.

A Powerdot monitoriza a integridade da rede 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se detetarmos que um posto não está a funcionar corretamente ou se um utilizador reportar uma anomalia, a nossa equipa técnica de suporte dirige-se ao local. A responsabilidade pela manutenção e reparação dos postos é da Powerdot e nada lhe será cobrado.

Os postos de carregamento Powerdot são projetados tendo a segurança como prioridade máxima. Estes são construídas tendo em conta os padrões e regulamentos internacionais de segurança, incluíndo os relacionados à segurança elétrica, compatibilidade eletromagnética e segurança cibernética. Além disso, os postos de carregamento Powerdot são instalados por profissionais qualificados e eletricistas experientes, seguindo as melhores práticas da indústria e os regulamentos elétricos locais.

Os postos de carregamento Powerdot também incorporam vários recursos de segurança, como proteção contra uma falha de ligação à terra, proteção contra sobrecorrente e proteção térmica, para evitar riscos elétricos e garantir o carregamento seguro de veículos elétricos (VEs). Os carregadores são, também, projetados para desligar automaticamente em caso de condições anormais ou falhas.

A nossa rede é monitorizada continuamente e temos a capacidade de reiniciar remotamente os postos de carregamento. Quaisquer problemas com os mesmos são prontamente identificados e temos capacidade para enviar uma equipa de manutenção ao local para inspecionar as unidades o mais rápido possível.

Para adicionar mais pontos de carregamento entre em contato com o seu ponto de contato Powerdot ou através de parceiros@powerdot.pt. Podemos instalar postos de carregamento adicionais utilizando a potência disponível ou aumentando a mesma.

Sim, o posto de carregamento pode refletir a marca da sua empresa em vez da Powerdot. Oferecemos opções de marca personalizadas para o seu posto de carregamento, incluindo cores, gráficos e logotipos.

A Powerdot garante que o seu posto de carregamento é visível nas plataformas de mobilidade elétrica utilizadas pelos os utilizadores, integrando-o na rede pública. Assim que o seu posto de carregamento for instalado e ativado, este é adicionado à rede da entidade gestora da mobilidade elétrica e disponibilizado nas aplicações como a Mobi.e, Miio, Chargemap, PlugShare e Electromaps, ou aplicações de navegação, como Google Maps ou Waze.

As informações fornecidas pelo posto de carregamento, como localização, disponibilidade e preço, serão partilhadas com as plataformas para ajudar os utilizadores de veículos elétricos a chegar ao seu posto de carregamento.

Se tiver algum problema com um posto de carregamento Powerdot, entre em contato com nossa equipa de suporte para obter assistência. Com base na sua localização ou idioma preferencial contacte:

Inglês – support@powerdot.eu
Português – ajuda@powerdot.pt
Espanhol – support@powerdot.es
Francês – hello@powerdot.fr
Polaco – kontakt@powerdot.pl

De forma a darmos-lhe assistência mais eficientemente, recomendamos que ao entrar em contato com o suporte ao cliente tenha o número de série, a localização do posto de carregamento e a partilhar todos os detalhes relevantes sobre o problema.

O espaço necessário para instalar um posto de carregamento pode variar dependendo do tipo de carregador, da potência e de qualquer equipamento adicional que possa ser necessário.

Se o seu estabelecimento não tiver potência suficiente para alimentar um posto de carregamento, a Powerdot apresentar-lhe-á opções para garantir um maior fornecimento de energia, como aumentar a potência da sua instalação ou instalar infraestrutura elétrica adicional. Como alternativa, podemos explorar opções de gestão de carga para garantir que o posto de carregamento opera dentro da potência disponível sem afetar as outras necessidades do edifício. Entre em contato conosco para obter mais informações sobre como podemos trabalhar juntos para encontrar a melhor solução para sua localização.

Sim, os postos da Powerdot passam por rigorosos processos de teste e certificação para garantir o cumprimento das normas de segurança.

PARA UTILIZADORES DE VEÍCULOS ELÉTRICOS

Antes de iniciar uma sessão de carregamento

Para encontrar um posto de carregamento Powerdot, é possível utilizar apps CEME (Comercializador de Energia para Mobilidade Elétrica) como Miio, Evio, Via Verde, EDP Charge, entre outras. Estas apps têm informação sobre a localização, disponibilidade e compatibilidade dos postos de carregamento.

Ao chegar a um posto de carregamento, verifique a potência do posto e a compatibilidade com as portas de carga do seu veículo.

Para iniciar a sua sessão de carregamento, siga as instruções de acordo com o seu método de pagamento:

Como carregar com o seu smartphone
1 – Utilize a app do seu CEME (Comercializador de Energia para Mobilidade Elétrica) de preferência.
2 – Selecione o posto de carregamento e tomada que pretende utilizar na sua app de preferência.
3 – Conecte o seu veículo ao posto para iniciar o carregamento.
4 – Termine a sessão no seu smartphone, desconecte o cabo do posto e de seguida do seu veículo.

Como carregar com um cartão RFID de mobilidade elétrica
1 – Passe o seu cartão pelo leitor RFID do posto.
2 – Conecte o seu veículo ao posto para iniciar o carregamento.
3 – Para terminar a sessão de carregamento, passe o cartão pelo leitor RFID do posto e desconecte o cabo do posto e de seguida do seu veículo.

Se necessitar de assistência antes, durante ou depois do seu carregamento, entre em contacto através do email ajuda@powerdot.pt ou da linha de suporte telefónica indicada no posto de carregamento.

Pode efetuar o pagamento da sua sessão de carregamento através da app do seu CEME no seu smartphone ou de um cartão RFID do seu CEME.

Infelizmente, a Powerdot não fornece cartões de carregamento RFID. Poderá obter o seu cartão através de um CEME (Comercializador de Energia para Mobilidade Elétrica) que ofereça este serviço.

Informe o espaço ou a gestão do parque de estacionamento: Se o lugar estiver um estacionamento privado ou garagem, informe a sua gerência imediatamente. O proprietário do veículo poderá ser contactado para o remover, ou poderá ser rebocado.

Contacte as autoridades locais: Se o lugar de estacionamento estiver num parque público ou na rua, entre em contacto com as autoridades locais como a policia ou entidade reguladora do estacionamento. O veículo poderá ser autuado ou rebocado.

Verifique numa app CEME o estado do posto de carregamento: normalmente, irá verificar que um posto de carregamento ativo irá aparecer a verde caso esteja disponível, amarelo caso esteja a ser utilizado mas tenha alguma tomada disponível, vermelho caso esteja totalmente ocupado ou em manutenção e cinzento caso não se encontre operacional.

A Powerdot disponibiliza postos de carregamento com vários tipos de tomadas para permitir o carregamento de diversos modelos de veículos elétricos. As tomadas disponibilizadas pela Powerdot incluem:

Type 2 (Mennekes): Esta é a tomada mais utilizada na Europa para carregamento AC, compatível com muitos veículos elétricos e híbridos plug-in.

Type 4 (CHAdeMO): Esta é uma tomada utilizada para carregamento rápido DC e é principalmente utilizada por modelos de veículos elétricos de origem japonesa.

Type 5 (CCS Combo 2): Esta é uma tomada utilizada para carregamento rápido DC e é principalmente utilizada por modelos de veículos elétricos de origem europeia e americana.

É importante salientar que as tomadas disponibilizadas pela Powerdot podem variar dependendo do modelo do posto de carregamento e da sua localização. É sempre recomendado verificar os tipos de tomada disponíveis num posto de carregamento Powerdot antes de utilizar, para garantir a compatibilidade com o seu veículo.

Se encontrar um posto de carregamento Powerdot que não esteja a funcionar, deverá reportar esta situação à equipa de assistência da Powerdot. Poderá normalmente encontrar as informações de contacto no posto de carregamento ou entrar em contacto através do email: ajuda@powerdot.pt.

É sempre boa ideia verificar especificamente as tomadas disponíveis num posto de carregamento Powerdot antes de carregar o seu veículo elétrico (VE).

A Powerdot disponibiliza postos de carregamento compatíveis com todos os veículos elétricos que usem Type 2 e CCS. Isto inclui modelos populares como o Tesla Model 3, Volkswagen ID.3, Audi e-Tron, BMW i3, e muitos outros. A Powerdot também disponibiliza postos de carregamento com tomadas CHAdeMO, que são compatíveis com veículos elétricos como o Nissan Leaf e o Mitsubishi Outlander.

Utilize a sua app CEME (Comercializador de Energia para Mobilidade Elétrica) de preferência como Miio, Evio, Via Verde, EDP Charge, entre outras, para verificar o custo de utilização do posto de carregamento que pretende utilizar.

O custo do carregamento de um veículo elétrico varia dependendo de diversos factores como a localização, o tipo de carregamento, a dimensão e eficiência da bateria do veículo. Geralmente, o custo é medido em kilowatts-hora (kWh) de eletricidade consumida e o preço por kWh pode variar desde alguns cêntimos até acima de um euro, dependendo da localização e do seu CEME.

Os postos de carregamento AC, que podem carregar veículos até 22kW, são adequados para carregar o veículo durante algumas horas ou até durante uma noite, e o tempo de carregamento e potência variam de acordo com o veículo elétrico em questão. Por outro lado, os postos de carregamento DC têm uma potência de carregamento a partir dos 50kW e podem chegar até aos 350kW. Por exemplo, uma autonomia de 100km pode ser conseguida em cerca de 30 minutos. Adicionalmente, carregamento ultra-rápido é um termo que se refere a potências de carregamento de 150kW ou superiores.

A diferença nos custos entre carregamento normal e carregamento (ultra)rápido existe principalmente devido à infraestrutura e tecnologia necessária para as velocidades superiores de carregamento. Postos de carregamento (ultra)rápidos têm equipamento de carregamento mais potente e requerem sistemas de controlo de temperatura. Assim sendo, o custo por kWh ou por minuto em postos de carregamento (ultra)rápidos pode ser mais elevado do que em postos de carregamento normais.

Normalmente, no ecrã do posto, existe a opção de alterar o idioma com o ícone de um globo ou com as bandeiras dos países associados aos idiomas disponíveis.

Durante uma sessão de carregamento

Podem existir várias razões para a sua sessão não estar a iniciar. Primeiro, assegure-se que o seu veículo é compatível com o posto de carregamento que está a utilizar. Além disto, garanta que o cabo de carregamento está devidamente encaixado na porta de carga do seu veículo e no posto de carregamento Powerdot. Se o problema persistir, tente repetir o procedimento do inicio ou entrar em contacto com a linha de apoio Powerdot.

Ao colocar o seu veículo em carregamento num posto Powerdot, este deverá apresentar uma luz azul a indicar que o carregamento está a decorrer. Caso o posto tenha um ecrã, poderá também acompanhar o estado do seu carregamento.

Além disto, vários veículos elétricos têm um ecrã onde é possível acompanhar o estado do carregamento e informações como o nível da bateria e uma estimativa de tempo até a bateria estar a 100%.

Poderá também utilizar a app do seu CEME de preferência para monitorizar a sua sessão de carregamento e ser notificado quando o carregamento estiver completo.

O tempo necessário para carregar o seu veículo elétrico depende de vários fatores, como a capacidade da bateria, a velocidade de carga, a capacidade do posto de carregamento, o estado de carga da bateria, e até fatores ambientais (temperaturas mais baixas podem retardar o tempo de carregamento).
O veículos elétricos tipicamente demoram cerca de 8 horas a carregar com um posto de 7kW por exemplo. Isto aplica-se a um veículo elétrico típico com uma bateria de 60kWh. No entanto, utilizando um posto rápido de 50kW, é possível obter 160 km de autonomia em aproximadamente 35 minutos.

Quando o seu veículo estiver carregado, o posto irá automaticamente parar de passar energia para o veículo. Poderá também monitorizar o estado do carregamento no ecrã do seu veículo ou app CEME, que lhe irão mostrar o nível da bateria e tempo estimado para os 100%. Alguns postos de carregamento têm também indicadores visuais ou sons de notificação para informar quando o carregamento estiver completo.

Para interromper o carregamento e remover o cabo, pode utilizar o botão de stop disponível em alguns postos. Normalmente terá de passar o seu cartão CEME ou terminar a carga na sua app CEME, para permitir o termino do carregamento. O posto irá automaticamente terminar a carga e libertar o cabo. Será faturado pelo tempo em que estiver a utilizar o posto de carregamento, pelo que é importante garantir que tem tempo suficiente para completar a sua sessão de carregamento antes de começar.

Se a energia for cortada durante o carregamento do seu veículo elétrico, o processo de carregamento será interrompido e o posto irá parar de passar energia para o seu veículo.

Todos os veículos elétricos têm uma curva de carga que limita a sua capacidade de receber potência. Esta curva é também influenciada por fatores como a temperatura ambiente e da bateria. É espectável que a sua velocidade de carregamento reduza significativamente em torno dos 75% de bateria, por exemplo. Esta característica é implementada pelos fabricantes de veículos elétricos para a preservar a bateria e aumentar a sua longevidade.

Por favor contacte a nossa linha de suporte para assistência:
ajuda@powerdot.pt
(+351) 800 180 292

Após uma sessão de carregamento

Se não estiver a conseguir remover o seu cabo de carregamento, a primeira coisa a verificar é se já terminou o carregamento através da app ou cartão CEME que utilizou para iniciar. Se o carregamento já terminou mas o cabo não estiver solto, pode estar a ocorrer algum problema com o mecanismo de bloqueio do cabo. Poderá contactar a nossa linha de apoio para remotamente o ajudarmos a libertar o cabo.

Em Portugal, os CEME’s (Comercializadores de Energia para Mobilidade Elétrica) são responsáveis pelas faturas/recibos, pelo que deverá contactar o seu CEME para os obter.

Verificar com o seu CEME esta possibilidade.

O preço de utilização dos postos de carregamento Powerdot pode variar dependendo de vários fatores como a localização do posto e a sua potência e podem também existir algumas tarifas associadas a localizações específicas. Adicionalmente, alguns parceiros poderão oferecer planos ou descontos para membros ou utilizadores frequentes.