Blog

Saiba como otimizar o carregamento do seu veículo elétrico

4 min

Powerdot

Se está a ler este artigo, significa que o primeiro passo para uma vida mais sustentável já foi dado, ou seja, a compra de um carro elétrico. A dúvida que surge é, como otimizar o carregamento do seu veículo? A Powerdot tem a resposta! Neste artigo, compartilharemos consigo dicas para um processo de carregamento perfeito e de que forma a nossa mais recente proposta Autocharge o pode ajudar a obter o melhor da sua condução.

 

Dicas para um processo de carregamento perfeito

Embora os automóveis elétricos demonstrem diversas vantagens, incluindo energia mais barata que combustíveis fósseis, custos de manutenção reduzidos e emissões baixas, carregar um automóvel elétrico requer alguns conhecimentos. Como tal, deixamos-lhe aqui algumas dicas para simplificar a experiência de carregamento do seu carro elétrico: 

 

1. Certifique-se de que o seu automóvel elétrico está desbloqueado no início do carregamento. 

2. Autentique-se na aplicação ou website do método de pagamento antes de ligar o carregador ao seu telemóvel, para que o pagamento seja validado e não tenha de iniciar sessão várias vezes até concluir a operação. 

3. Tenha a certeza que a ficha está bem conectada ao seu automóvel, o que pode ocorrer com um clique no carregador.

4. Identifique a infraestrutura de carregamento certa. Verifique a potência do carregador e as especificações do veículo antes de dar início ao carregamento. Existem diferentes tipos de de carregadores adaptados a diferentes potências, como o Posto de Carregamento Normal (PCN), o Posto de Carregamento Rápido (PCR) e o Posto de Carregamento Ultrarrápido (PCUR). 

5. Esteja atento à carga da bateria. Para poder otimizar o tempo de carregamento, tente manter o estado de carga nos 80% para maximizar a vida da sua bateria e evite mantê-la sempre a 100%, pois isso pode reduzir a vida útil da bateria ao longo do tempo. Tente manter o nível de carga entre 20% e 80% para um melhor desempenho. Além disso, aproveite a função de pré-condicionamento que o seu automóvel elétrico possui, para pré-aquecer a bateria antes do carregamento. 

6. Planeie as suas viagens e reduza a ansiedade da autonomia. Saber quantos km poderá fazer ou se está no limite é uma das maiores preocupações dos condutores de veículos elétricos. A fim de evitar problemas, planeie as viagens de acordo com estações de carregamento que encontrará no percurso. Mais vale prevenir do que remediar.

7. Monitorize os custos de carregamento – Os valores de eletricidade podem variar consoante local e hora, pelo que é importante controlar os custos de carregamento. Assim, poderá poupar dinheiro e decidir o momento para carregar o seu automóvel com base nas tarifas energéticas de cada área. 

8. Utilize soluções inteligentes como o Autocharge (previsto para finais de 2023). Para tornar a sua vida e viagens mais cómodas, utilize uma funcionalidade como o Autocharge. Através de uma aplicação no seu smartphone, monitorize em tempo real as sessões de carregamento e progresso e controle tudo à distância de uma mão. 

 

Autocharge – o nosso projeto que facilita o carregamento de veículos elétricos

Não existe dúvidas do crescimento das estações Powerdot em Portugal e do nível de confiança e rapidez que proporcionamos ao consumidor. Só em Portugal, detemos cerca de 1000 pontos de carregamento, tornando cada vez mais fácil para os condutores de veículos elétricos a sua utilização sem limites. 

Para a Powerdot é essencial diminuir a ansiedade de autonomia e facilitar o carregamento de veículos elétricos. Neste sentido, a Powerdot e a Miio, uniram ideias e anunciaram o lançamento da funcionalidade Autocharge em Espanha e França, permitindo que um carro elétrico carregue automaticamente assim que é ligado a uma estação de carga compatível. 

O objetivo é evitar que o condutor inicie o processo de carregamento manualmente a cada utilização. Para ativar o Autocharge, os condutores devem descarregar a app Miio, configurar o veículo, e após seguir as intruções na primeira carga, utilizá-la nos carregamentos em todos os pontos Powerdot.

A app Miio, permite-lhe enquanto utilizador consultar a localização de estações de carregamento Powerdot próximas e obter informações em tempo real sobre a disponibilidade de carregadores. Já pensou nas viagens tranquilas que poderá fazer sem ter de se preocupar com estações oucpadas ou com falta de autonomia na sua bateria?

Embora, o Autocharge não esteja em Portugal ainda, espera-se que seja possível operar em Portugal até ao final de 2023. Facilidade no carregamento, otimização do processo de pagamento e um carregamento mais eficiente são algumas das vantagens que esperam por si. 

À medida que os carros elétricos ganham peso no mundo atual, é essencial saber como carregar o seu automóvel de modo eficiente e cómodo. Planear as suas viagens, conhecer em tempo real que estações de carregamento estão livres, escolher o tipo de carregador certo e controlar os custos são apenas algumas das dicas que deve seguir para garantir uma maior eficiência energética e uma melhor utilização da bateria. 

Fique a par de todas as
novidades Powerdot:

Powerdot assegura €100 Milhões em novo investimento para acelerar a Mobilidade Sustentável na Europa

Top 6 carros elétricos do futuro: os modelos mais esperados

Carros elétricos: um futuro promissor e sustentável em Portugal

Carros elétricos: um futuro promissor e sustentável em Portugal

The role of EV chargers in the future of the retail experience

O papel das estações de carregamento de veículos elétricos no futuro da experiência do comércio

Quanto tempo demora a carregar um carro elétrico?