Blog

Powerdot e Biedronka implementam na Polónia a maior rede de carregamento rápido para carros elétricos

4 min

Powerdot

Lisboa, 11 de julho de 2023 – A Powerdot, uma das Operadoras de Pontos de Carregamento (OPC) de mais rápido crescimento na Europa, junta-se à Biedronka, cadeia de supermercados líder na Polónia que pertence ao grupo português Jerónimo Martins, para equipar 600 parques de estacionamento das lojas com carregadores rápidos para carros elétricos e híbridos, até ao final de 2024. Cada equipamento poderá carregar simultaneamente até três carros e todos os carregadores serão implementados pela portuguesa Powerdot.

As duas empresas esperam que as primeiras estações sejam inauguradas já nas próximas semanas, em Varsóvia, com um total de 150 dispositivos a serem ativados para uso público ainda este ano, e os restantes 450 a serem implementados, por todo o país, ao longo de 2024.

A iniciativa conjunta da Biedronka e da Powerdot traduz-se num projeto de dimensões sem precedentes no que toca à construção do maior sistema de carregamento em corrente contínua (DC) de carros elétricos na Polónia, em termos de escala e de potência.  O projeto, que leva até à Polónia o conhecimento português nesta área, resultará na triplicação – em apenas alguns meses -, da atual infraestrutura existente de carregamento rápido para carros elétricos no país.

Cada equipamento disponível nas lojas Biedronka selecionadas terá uma potência de 120 kW, possibilitando aos seus utilizadores a oportunidade de um carregamento de um carro elétrico médio de forma rápida e cómoda em cerca de 20-30 minutos, adequado à duração típica de uma compra numa loja próxima. Após ser carregado no dispositivo DC específico, o carro está pronto para percorrer, em média, cerca de 200 km.

No âmbito deste programa, todas as cargas implementadas pela Powerdot serão equipadas em três tipos de conectores: CCS, ChaDemo e Type 2, possibilitando assim o carregamento de praticamente qualquer carro elétrico e um híbrido plug-in. O carregamento da viatura nas lojas da cadeia Biedronka não implica a criação de uma conta, a utilização de uma determinada aplicação móvel ou o pagamento de qualquer subscrição.

‘É com grande entusiasmo que anunciamos este projeto que junta duas empresas com raízes portuguesas e vai tornar disponível a rede de carregamento na Polónia junto de todos os que estão a apostar na mobilidade sustentável. Na Powerdot levamos a sério o conceito de destination charging, sendo que este é mais uma implementação de grandes dimensões que vai trazer comodidade aos utilizadores de VE no país, e que poderão facilmente carregar os seus carros enquanto fazem outras tarefas diárias,” explica Luís Santiago Pinto, CEO da Powerdot.

“O objetivo deste programa de investimento sem precedentes é disponibilizar uma rede de carregamento na Polónia para todos os que a procuram, especialmente para os residentes de pequenas e grandes cidades. Os condutores de veículos elétricos na Polónia sofrem com a escassez de carregadores rápidos, de pelo menos 100 kW, e pretendemos preencher imediatamente esse nicho com os nossos supercarregadores amplamente disponíveis. Este projeto está alinhado com a ideia de destination charging, isto é, carregar o carro durante a execução das tarefas diárias, que é um eixo de crescimento pan-europeu da Powerdot”, diz Grigoriy Grigoriev, General Manager da Powerdot na Polónia e CEE.

A Biedronka escolheu a Powerdot como parceiro de negócio estratégico para este projeto na Polónia, onde a operadora de pontos de carregamento será responsável pela manutenção e operação dos carregadores em termos de venda de energia, processamento de pagamentos, software necessário e central de apoio disponível 24/7. Com cerca de 3500 lojas em toda a Polónia, a Biedronka pertence ao grupo português Jerónimo Martins e é o retalhista líder no país.

Fique a par de todas as
novidades Powerdot:

Powerdot assegura €100 Milhões em novo investimento para acelerar a Mobilidade Sustentável na Europa

Top 6 carros elétricos do futuro: os modelos mais esperados

Carros elétricos: um futuro promissor e sustentável em Portugal

Carros elétricos: um futuro promissor e sustentável em Portugal

The role of EV chargers in the future of the retail experience

O papel das estações de carregamento de veículos elétricos no futuro da experiência do comércio

Quanto tempo demora a carregar um carro elétrico?